XI CBMz & XI EBEQ

Regulamento para submissão de trabalhos

As inscrições para apresentação de trabalhos no 11º CBMz & 11º EBEQ acontecerão única e exclusivamente através do site do evento. Cada autor poderá submeter até dois (02) resumos para avaliação da Comissão Científica, sendo - obrigatoriamente - um como apresentação oral e um como pôster. Fica vedada a submissão de dois resumos na mesma categoria.

Prazos:

  • Submissão: de 08/03/2022 até 19/05/2022
  • Resultado preliminar (direto ao autor na área do congressista): 27/06/2022
  • Prazo para submissão de resumo corrigido (área do congressista): 04/07/2022
  • Resultado da análise de resumos e divulgação de trabalhos aprovados: 12/07/2022

Normas e instruções para envio de trabalhos

a) Para submeter um resumo, o autor responsável precisa estar cadastrado no sistema. Para se cadastrar, acesse a página do evento (Clique aqui), clique na opção “Inscrições - Formulário” e preencha os dados solicitados;

b) Cada inscrição permitirá o envio de dois (02) resumos, sendo - obrigatoriamente - um como apresentação oral e um como pôster. Não há limite de coautorias em resumos por participante - a limitação restringe a quantidade de trabalhos enviados por inscrição confirmada;

c) A submissão do resumo somente será homologada mediante o pagamento da taxa de inscrição. Não haverá devolução da taxa de inscrição no caso de o trabalho ser reprovado pela Comissão Científica;

d) A submissão de trabalhos é feita através de sua “Área do Congressista”. Acessando a Área do Congressista com seu login e senha, acesse o link “Trabalhos” no menu lateral de sua página;

e) Os resumos são submetidos de acordo com sua categoria de apresentação solicitada: PÔSTER ou COMUNICAÇÃO ORAL. A Comissão Científica reserva-se o direito de indicar que um trabalho submetido como Comunicação Oral seja apresentado como Pôster, de acordo com sua avaliação e disponibilidade de horários/vagas de Comunicação Oral;

f) O trabalho proposto para apresentação deve integrar uma das Áreas de Conhecimento do evento, conforme disposto abaixo:

  • Anatomia e Morfologia
  • Biogeografia/Macroecologia
  • Conservação
  • Ecologia
  • Educação Ambiental/Ensino
  • Etologia/Bem-estar animal
  • Etnozoologia
  • Evolução
  • Fisiologia
  • Genética
  • Inventário de espécies
  • Medicina da conservação
  • Paleontologia
  • Parasitologia/Epidemiologia
  • Sistemática e Taxonomia

g) O resumo pode ser redigido em português ou inglês e deve conter: introdução, objetivos, material e métodos, resultados, discussão, conclusões e palavras-chave. A submissão deste resumo será em texto corrido no sistema, em caixa de diálogo única (sem subdivisões), com o máximo de 500 palavras. A inclusão de fontes financiadoras do trabalho é opcional;

h) Os resumos devem representar contribuição para o desenvolvimento científico. Serão aceitos trabalhos descritivos (por exemplo, descrição de novos métodos de captura), teóricos, inventários de fauna, experimentos e estudos in situ ou ex situ, mas não serão aceitos resumos de apresentação de projeto de pesquisa ou sem apresentação de resultados;

i) Resumos submetidos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais, em português ou inglês, serão rejeitados e não terão direito ao pedido de revisão;

j) Os nomes dos autores e a afiliação de cada autor deverão ser preenchidos no formulário de submissão, respeitando sua ordem de autoria. Importante: o responsável pela submissão não é - obrigatoriamente - o autor principal do trabalho, seu nome deve ser preenchido na ordem correspondente na aba “Dados de autoria”. Todos os autores e sua ordem devem ser preenchidos com atenção, pois serão os dados que estarão disponíveis em todos os materiais de divulgação, aceites e certificados.

(Para garantir que o seu nome seja citado de maneira uniforme, padronize o seu nome e sobrenome em todos os resumos em que você for autor ou coautor.)

Instruções após o resultado

a) Uma vez aceito, o resumo representa um compromisso definido do(s) autor(es) em apresentar o trabalho durante o 11º CBMz & 11º EBEQ;

b) A divulgação de resultados acontece em duas etapas: Divulgação de resultados preliminares: divulgação dos resultados por e-mail ao autor responsável pela submissão e disponibilização de resposta na sua Área do Congressista. Neste momento, podem ser solicitadas ressubmissões com correções no resumo, com base na análise da Comissão Científica Avaliadora; Divulgação de resultados finais: divulgação da lista de trabalhos aprovados no site do evento.

c) O material a ser apresentado durante o congresso deve conter as informações descritas no resumo. O título, autores e dados científicos devem ser idênticos aos do resumo aprovado, apresentados de forma dinâmica e atrativa visualmente;

d) A comissão organizadora é responsável pela determinação de data e horário de apresentação dos trabalhos na Grade de Programação. Esta informação será disponibilizada na página do evento, até o dia 15/08/2022.

e) No certificado de apresentação de trabalho constará o nome de todos os autores, de acordo com os dados submetidos no sistema. Só receberão certificado de apresentação os(as) autores(as) de trabalhos que foram efetivamente apresentados durante a exposição do pôster ou da comunicação oral no 11º CBMz & 11º EBEQ;

f) Pré-evento serão disponibilizados no site todos os trabalhos aprovados, para consulta e leitura de todos os participantes. Os anais serão disponibilizados pós-evento, somente com trabalhos que foram efetivamente apresentados;

g) Todos os trabalhos apresentados como Pôster e Comunicação Oral serão avaliados por um grupo de pesquisadores selecionados pela Comissão Científica e poderão ser indicados para premiação de “Melhor Comunicação Oral - Categorias: Estudante de Graduação e Estudante de Pós-Graduação” e “Melhor Pôster - Categorias: Estudante de Graduação e Estudante de Pós-Graduação”.

Ah, uma indicação extra :)

O Prof. Marco Mello (USP) criou um compilado com alguns conselhos no seu blog, dê uma olhadinha nos links abaixo:

Já estamos ansiosos pelos trabalhos de vocês!