Congresso Brasileiro de Mastozoologia
Sobre o Evento

“ANUNCIAÇÃO” do XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia e do XI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros

Tu vens e eu já escuto os teus sinais.

Escuto os passos de um canastra saindo da toca, o bater de asas dos primeiros morcegos saindo da caverna, os guaribas urrando para o primeiro amanhecer limpo depois da tempestade.

Há dois anos, estamos reféns dessa tempestade. Há dois anos, não nos vemos para além de uma tela virtual. E, por mais que tenhamos conseguido nos adaptar ao mundo online, estamos ávidos pela experiência única e imprescindível que é poder conversar, abraçar, interagir olho no olho, compartilhar nossas visões de mundo pela bruma leve das paixões que vem de dentro. Depois da tormenta, começamos a sair dos nossos abrigos para, finalmente, poder olhar para a luz. Mais que isso, para a Terra da Luz.

O Ceará é o nosso destino entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022 e não poderia haver outro melhor para servir como marco do nosso reencontro. O XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia e o XI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros serão realizados em Fortaleza, à beira-mar, sinalizando novos tempos.

Novos tempos, sim. Afinal, poderemos interagir presencialmente, mas de novas maneiras. O “novo normal” dos eventos envolve padrões e protocolos que sequer imaginaríamos antes disso tudo, fato. Porém, não queremos que as mudanças se limitem somente a isso.

O “novo normal” do CBMz e EBEQ significa também provocar uma visão inovadora. Um novo jeito de compartilhar e debater ideias em uma nova estrutura de congresso, que garanta mais vivências, alcance, diálogo com a sociedade e que esteja construída em cima de um grande pilar chamado Interação.

Durante cinco dias, nosso congresso será um palco de experiências e sairemos de lá, sem dúvidas, com um sorriso ainda maior do que quando entramos. Não foi um anjo que sussurrou e os sinos das catedrais não vão anunciar, mas a gente anuncia.

Dia 17 de outubro, começa nossa jornada. Em tese, terminaremos no dia 21. Na prática, não termina nunca. A Terra da Luz já está pronta. A SBMz e a SBEQ também. Vai ser uma honra imensa ter você nessa jornada.

Tu vens e eu já escuto teus sinais.

Hugo Fernandes
Presidente da Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Mastozoologia

XI CBMz & XI EBEQ

Palestrantes

Brock Fenton
Western University
Carina Hoorn
University of Amsterdam
Eduardo Eizirik
Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS)
Sofía Heinonen
Fundación Rewilding Argentina
Sônia Bridi
Rede Globo
Yuri Leite
Universidade Federal do Espírito Santo- UFES